A iniciativa Aldebaran, que conta atualmente com o projeto de uma missão de desenvolvimento e lançamento de uma CubeSat 1U (10×10×10 cm), começou com uma proposta de capacitação dos alunos do curso de engenharia aeroespacial da UFMA (Aldebaran 0) e evolui-o para uma oportunidade de solucionar problemas reais presentes na comunidade maranhense, como o desaparecimento de embarcações de pequeno porte no município da Raposa-MA que vai ser o foco da missão, correlacionando os conhecimentos teóricos da sala de aula com a pratica de construção e desenvolvimento, deixando ainda margem para expansão do escopo para outros estados e até mesmo outros países.

Aldebaran 0
A grande estrela dessa iniciativa é a missão Aldebaran 1, uma missão que esta desenvolvendo um Cubesat 1U dividido em três módulos principais: o módulo EPS (Electric Power System), o módulo TT&C (Telemetria, Rastreamento e Controle) e o módulo OBDH (On-Board Data Handling). Seu desenvolvimento esta sendo feito pelos professores e alunos do Laboratório de Eletrônica e Sistemas Embarcados Espaciais (LABESEE) localizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com previsão de lançamento para outubro de 2023.

Aldebaran 1
ALDEBARAN 1
OBJETIVOS DA MISSÃO
Primário
-
Teste de conceito no auxilio do resgate de pequenas embarcações no município da Raposa-MA por meio do nanossatélite e de localizadores de baixo custo que se comuniquem com ele.
Secundários
-
Validação da tecnologia de comunicação LoRa no espaço.
-
Contribuir para a cultura Aeroespacial no ambiente acadêmico da UFMA e a nível regional.
-
Capacitar os professores e alunos de graduação e pós-graduação em Aeroespacial Engenharia da UFMA no desenvolvimento de nanossatélite.
-
Estabeleça uma estação de rastreamento para transmitir/receber sinais de satélite.
MÓDULOS
EPS (Electric Power System) é o módulo responsável pelo gerenciamento da energia do nanossatélite obtida por meio da conversão da energia solar incidente nos seis painéis solares acoplados ao redor da estrutura do CubeSat.
TT&C (Telemetria, Rastreamento e Controle) é o módulo responsável pela comunicação entre o nanossatélite e as estações terrestres, dispondo assim de dois submódulos de rádio, um sendo o radio LoRa e o outro o radio RF4463F30.
OBDH (On-Board Data Handling) é o computador de bordo do nanossatélite, ele é o responsável pelo gerenciamento das tarefas e tomadas de decisão, administrando os dados utilizados nas comunicações entre os módulos do nanossatélite.
PARCEIROS